quarta-feira, 25 de maio de 2011

De mãos dadas :
O mercado publicitário e sua trilha sonora


Vamos refletir! Quem leva mais vantagem?  A música que é usada para enriquecer a publicidade, ou a publicidade que é a principal ferramenta para fazer com que a música tenha seu devido reconhecimento?

Chega a ser até complicado responder, mas não se tem dúvidas das imensas utilidades que ambos, e que juntos somam uma força impactante. O que antigamente era tachado como “jingle”, e não tinha todo esse destaque e preferência pelo âmbito publicitário, aparece atualmente como estratégia de marketing que é usada para vender tal produto. Em uma sociedade que contém uma pluralidade de sons e estilos diversos, rica na questão cultural, é infindável essa relação, de propaganda e música. A música tem uma força irredutível, em alguns casos, è produzida especificamente para aquela idéia existente, em certas vezes torna-se elemento-chave e a idéia é construída e desenvolvida a partir da letra.

Se analisarmos, lembraremos quantas vezes nos pegamos cantando certa música e ocasionalmente tendo a imagem ou propaganda comercial na mente. Isso contesta que unificar música e imagem é arte, mas o uso desse artifício a seu favor para divulgar é um desafio.


(texto produzido por, Tainara Ferreira – 1º semestre de Jornalismo) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário